Try Our New BETA Version
GO
(navigation image)
Home American Libraries | Canadian Libraries | Universal Library | Community Texts | Project Gutenberg | Children's Library | Biodiversity Heritage Library | Additional Collections
Search: Advanced Search
Anonymous User (login or join us)
Upload

View the book

item image

Read Online
(258.8 K)PDF
(85.0 K)EPUB
Kindle
Daisy
(44.7 K)Full Text
(223.9 K)DjVu


All Files: HTTPS Torrent (2/0)

Help reading texts
[Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0]

Resources

Bookmark

Cem Mil Bolsistas no Exterior (2012)



fullscreen
Author: Claudio de Moura Castro, Helio Barros, James Ito-Adler, Simon Schwartzman
Subject: Brazil; Study Abroad
Publisher: Interesse Nacional
Year: 2012
Language: Portuguese
Collection: simonschwartzman; additional_collections

Description

Interesse Nacional (Rio de Janeiro), abril-junho, pp. 25-36, 2012.

Em 2011, o governo brasileiro anunciou o lançamento do programa Ciência Sem Fronteiras (Science Without Borders) que, ao longo de quatro anos, prevê a concessão de cerca de 100 mil bolsas de estudos para alunos brasileiros de graduação e pós-graduação, técnicos e professores. Aproximadamente 75 mil benefícios seriam proporcionados pelo governo e mais 26 mil por parte de empresas privadas. O programa também pretende atrair pesquisadores do exterior, interessados em trabalhar no Brasil, bem como brasileiros formados no exterior que queriam retornar ao pais. O custo estimado do programa é da ordem de R$ 3,2 bilhões. Além da grande expansão no número de brasileiros estudando no exterior, as grandes novidades do programa são a ênfase em bolsas para alunos em cursos de graduação - quando até aqui a prioridade sempre foram as bolsas de pesquisa e pós-graduação. Soma-se a isto a ênfase na formação técnica, com a participação do setor privado. O programa trabalha, sobretudo, com bolsas, com os objetivos de elevar a capacidade cientifica brasileira e aumentar o poder competitivo do setor produtivo nacional.

O objetivo deste artigo é mostrar o que se pode saber sobre o programa e coloca-lo em contexto. Qual será o seu impacto no cenário brasileiro? Como garantir que os resultados justificarão os investimentos? Como serão recrutados os candidatos? Para onde irão? Para onde voltarão? Como será gerenciado? Que arranjos podem ser feitos com instituições e universidades no destino dos bolsistas? Como atender as necessidades de outras áreas não cobertas pelo CSF? E quem vai dizer, mais adiante, se deu certo ou não?

Creative Commons license: Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0


Be the first to write a review
Downloaded 516 times
Reviews

Selected metadata

Mediatype: texts
Licenseurl: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/
Identifier: CemMilBolsasNoExterior2012
Identifier-access: http://archive.org/details/CemMilBolsasNoExterior2012
Identifier-ark: ark:/13960/t7zk6gn96
Ppi: 300
Ocr: ABBYY FineReader 8.0

Terms of Use (31 Dec 2014)